terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Aula de Matemática com Ana Maria Braga


Encontrei no programa Mais Você, com a apresentadora Ana Maria Braga, uma maneira muito interessante de começar o ano letivo de 2014.

Os alunos do 9º ano e do 1º Médio assistiram o vídeo (http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/economista-ensina-a-calcular-margem-de-lucro-para-negocio-informal/2660716/ ) e constataram as dificuldades que a maioria das pessoas têm para efetuarem cálculos simples como o preço de venda de um docinho.
O economista convidado para auxiliar nos cálculos comete um "engano" quando utiliza o valor/hora da bibliotecária como custo da mão de obra no cálculo do beijinho. Confiram no vídeo clicando no link acima.
Eu os provoquei para que descobrissem o que estava errado. Os alunos interagiram e um deles observou: "Se fosse assim e os meus pais fizessem os docinhos juntos e vendessem separados, o beijinho do meu pai sairia bem mais caro do que o da minha mãe. Ô coitada!"
Um outro argumentou: " Quanto custaria um brigadeiro feito pelo Ronaldinho?"
Enganos à parte, o programa foi muito bom e a apresentadora com seus comentários pertinentes conseguiu levar para nossas casas, e no meu caso para a escola, uma aula de Matemática agradável que deve ter ajudado muito desde o louro José até profissionais graduados como a bibliotecária convidada.
O "engano" do economista é corrigido no segundo exemplo e também no final do programa.