terça-feira, 9 de março de 2010

Games Sociais

Quando aceitei o convite de uma aluna para participar da “Fazendinha”, não tinha idéia que estaria jogando com cerca de 70 milhões de pessoas.
Farmville ou Fazendinha é um jogo desenvolvido pela Zynga Games para ser jogado quando se está logado no Facebook. É preciso ter uma conta (gratuita) na rede social para poder acessá-lo. O jogo foi lançado em 19 de junho de 2009, e desde então se tornou uma febre entre os internautas.
Os jogadores dedicam cada vez mais tempo plantando legumes, ordenhando vaquinhas por puro passatempo. A relação com o jogo chega a ser afetiva. “Você se sente cuidando de algo todo dia, tudo depende de você.”
Durante as minhas férias foi comum ver famílias em conflito por causa da insistência dos filhos em ficarem na lan house e não aproveitarem a praia, piscina ou as atividades monitoradas. A justificativa para ficarem horas em frente ao computador era a colheita, que se não for feita na hora certa, as espécies apodrecem.
Tenho alguns alunos que confessam acordarem às 4h da manhã para fazerem a colheita antes de virem para a escola.
Vale lembrar que uma parte do game é paga, assim para evoluir mais no jogo você terá que comprar dinheiro virtual, vendido por dinheiro real.
Outra maneira de aumentar o crescimento e o rendimento das fazendas é convidar vizinhos para a sua rede. Este é outro atrativo, porque você compete e colabora com outras pessoas. O jogo deixa de ser solitário porque estão todos juntos interagindo.
Para competir com o Facebook, o Orkut (mais conhecido no Brasil) lançou o game Colheita Feliz cujo diferencial é que você pode invadir a fazenda de seus amigos e roubar frutos que eles plantaram ou pode ajudá-los a manter a plantação livre de praga.
Tanto um quanto outro são altamente viciantes a ponto de mudarem a rotina de muitas famílias.
Estamos diante de um fenômeno cultural e a minha dúvida é até onde iremos chegar?

sexta-feira, 5 de março de 2010

Aniversariantes de Hoje (05/03)

Tenho dois alunos na mesma sala que fazem aniversário hoje: Pedro e João.
A eles os meus mais sinceros votos de muitas felicidades e muitos anos de vida com a bênção de Deus.

Não poderia deixar passar esta data sem focar a Matemática.
A probabilidade de dois indivíduos quaisquer fazerem aniversário no mesmo dia é extremamente baixa. (1/365 = 0,27%)
Por isso, sentimos como se fosse algo muito raro encontrar alguém que faça aniversário no mesmo dia que nós.
Entretanto, o paradoxo do aniversário afirma que dado um grupo de 23 (ou mais) pessoas escolhidas aleatóriamente, a chance de que duas pessoas aniversariem na mesma data é de mais de 50%. Para 57 ou mais pessoas, a probabilidade é maior do que 99%, entretanto, ela não pode ser exatamente 100% exceto que se tenha pelo menos 366 pessoas.
Se você deseja calcular a probabilidade exata, uma maneira de analisar é a seguinte: digamos que você tenha um calendário na parede com os 365 dias do ano. Você marca um X no dia do seu aniversário. A pessoa que vier a seguir tem apenas 364 dias em aberto disponíveis, portanto, a probabilidade das duas datas não colidirem é de 364/365. A pessoa seguinte tem apenas 363 dias em aberto, o que reduz a probabilidade das datas não colidirem a 363/365. Se você multiplicar as probabilidades das datas de aniversários de todas as 20 pessoas para não colidirem, você tem:
364/365 * 363/365 * . 365-20+1/365 = Chances de não haver colisões
É essa a probabilidade de não haver colisões, portanto, a probabilidade de colisão é 1 menos esse número.
Da próxima vez em que estiver em um grupo de 30 pessoas, tente!