quinta-feira, 26 de junho de 2008

10,9,8,..,3,2,1,zero AS FÉRIAS CHEGARAM!!!!!!!

Que bom ter férias!
Os pássaros cantam mais e as crianças, adolescentes e professores sorriem alegremente.
Que bom acordar tarde no inverno!
Sair despreocupada sem hora para voltar. Rever amigos, viajar, visitar parentes, ler, escrever, ouvir músicas, são tantas coisas que em um mês não dá para fazer de tudo um pouco.

Quero aproveitar essas férias para renovar minhas energias. Nada melhor do que o Sol de Salvador.
BAHIA, eu tô chegando!!!!!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Carta aos muitos "Antonios" que vivem por aí

Recebi por e-mail e vou partilhar com vocês.
Não sei quem é a Silvana Cervantes, mas o que ela nos escreve é o que está entalado na garganta de muitos educadores.
Parabéns Silvana, que esta carta chegue a todos os "Antonios" com tempo para mudar o final da história.

Carta ao Sr. Antonio Nardoni: os filhos de 'papais' por: Silvana Cervantes

Há tempos venho observando as contradições presentes em alguns pais...Trabalho com educação há 22 anos,e acho que posso falar sobre este assunto.De uns anos pra cá,as famílias têm 'acobertado' os erros de seus filhos,como quem acoberta os seus próprios.É preciso achar um culpado para atos maldosos e fora de propósitos,e não raro a 'culpa' recai sobre os professores,ou sobre quem estiver mais próximo.Semana passada,ouvi de uma mãe que foi chamada para um papinho:- Meu filho me conta tudo o que acontece aqui na escola,conta que os amiguinhos batem nele,e o que vocês professoras dizem,ele conta realmente tudo.Eu respondi:pois é mãe,acontece que ele também conta tudo o que acontece em casa,na sua casa!A senhora empalideceu...Eu continuei:- esta semana ele nos contou,como a senhora resolveu uma questão com o filho mais velho,enfiando a cabeça do menino na privada!Não preciso nem contar com que cara ela ficou...Não importa o nível cultural, nem social,o que venho notando é que valores como assumir o próprio erro,ficou no passado.Os pais vêem encobrindo e pior,vêem ensinando os filhos a burlar a verdade.

Antigamente,quando um filho chegava em casa e mostrava um bilhete da professora,recebia advertência em consonância com a escola.Agora o que se ouve é:- vou lá tirar isso a limpo com a 'louca' da sua professora!Ela terá o que merece!E eu pergunto:- como afinal isso vai acabar?Quando a humildade de se reconhecer um erro,retroceder, pedir desculpas, pedir ajuda para se endireitar,reerguer e se tornar 'gente' de verdade vai prevalecer?A resposta é simples...Quando os pais servirem de EXEMPLO aos filhos.

Sim,atenção:filhos aprendem com exemplos mais que com palavras!Quando os pais através de atos, se auto condenarem por seus erros,assumirem suas culpas,quando condenarem os atos errados de seus filhos,e os fizerem também assumir suas culpas.

Senhores pais,ouçam o apelo de quem vive para educar: proteger seus filhos, não é isentá-los de culpa! Proteger é fazê-los saber que humanos ERRAM,e que ACERTAM,toda vez que assumem seus ERROS com todas as suas conseqüências...Isabella estaria viva se o senhor tivesse ensinado seu filho que de nada adianta tentar encobrir um erro e tentá-lo jogar em cima de outrem,muito menos pela janela...A menina Isabela foi assassinada por muitas pessoas de sua própria família, não somente seu pai e sua madrasta mas dentre todos o maior assassino é o Sr. Antonio Nardoni que continua a assassiná-la a cada depoimento que dá.

domingo, 15 de junho de 2008

Esperteza ou Desonestidade?

Certa vez quatro meninos foram ao campo e, por R$ 100,00, compraram um burro de um velho camponês. O homem combinou entregar-lhes o animal no dia seguinte. Mas, quando eles voltaram para levar o burro, o camponês lhes disse:
- Sinto muito, amigos, mas tenho uma má notícia.. O burro morreu.
- Então devolva-nos o dinheiro!
- Não posso, já o gastei todo.
- Então, de qualquer forma, queremos o burro.
- E para que o querem? O que vão fazer com ele?
- Nós vamos rifá-lo.
- Estão loucos? Como vão rifar um burro morto?
- Obviamente, não vamos dizer a ninguém que ele está morto.
Um mês depois, o camponês encontrou novamente com os quatro garotos e lhes perguntou:
- E então, o que aconteceu com o burro?
- Como lhe dissemos, o rifamos. Vendemos 500 números a 2 reais cada um e arrecadamos 1.000 reais.
- E ninguém se queixou?
- Só o ganhador, porém lhe devolvemos os 2 reais, e pronto.

Fazendo cálculos: pagaram R$ 100,00 pelo burro, ganharam R$ 1000,00 com a rifa, devolveram R$ 2,00 para o ganhador = lucro R$ 898,00 (R$224,50 para cada um).

Isso não é esperteza é DESONESTIDADE.
Infelizmente essa é a Matemática que muitos usam para ganhar mais.
Que essa história sirva de alerta para todos, antes de comprar alguma coisa, deve-se verificar o produto e a idoneidade das pessoas que fazem a transação.

domingo, 8 de junho de 2008

O que acontece com o ensino da Matemática?

Recebi este e-mail e fiquei triste, mas infelizmente ele é real. Pode?

Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,60.
Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 10 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda . Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

domingo, 1 de junho de 2008

Teste: rápido e impressionante


Conte, quantas letras "F" tem no texto abaixo:


FINISHED FILES ARE THE RE- SULT OF YEARS OF SCIENTIF- IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS

Contou?


Somente leia abaixo após ter contado os "F".


OK?


Quantos??? 3??? Talvez 4???

Errado!

São 6 (seis) - não é piada!

Volte para cima e leia mais uma vez.

A explicação está mais abaixo ...


O cérebro não consegue processar a palavra "OF".

Loucura, não?

Quem conta todos os 6 "F" na primeira vez é um "gênio",3 é normal, 4 é mais raro, 5 mais ainda, é 6 quase ninguém.